O resultado líquido da Bondora disparou para 2,3 milhões de euros em 2019

Bondora

Agora, mais do que nunca, os investidores dependem da Bondora, que lhes oferece uma forma simples de aumentarem o seu dinheiro online.

Destaques:

  • As receitas aumentaram 96% para 20,3 milhões de euros
  • O resultado líquido cresceu 2184% para 2,3 milhões de euros
  • O volume dos empréstimos emitidos subiu 158% para 156,8 milhões de euros
  • O número de colaboradores a tempo inteiro subiu de 54 para 64, ou seja, mais 11 colaboradores
  • O volume de negócios registou uma subida de 171% em Espanha

Comentários do CEO sobre os resultados financeiros

“É com orgulho que comunicamos que a Bondora apresentou um resultado líquido de 2,3 milhões de euros em 2019, ou seja, um crescimento de 2184% face ao ano anterior. As nossas receitas também subiram 96% para 20,3 milhões de euros. Estes resultados foram impulsionados pelos avanços no desenvolvimento de produtos e nas atividades de marketing”, disse Pärtel Tomberg, fundador e CEO da Bondora. “Com o Go & Grow, investir nunca foi tão fácil e os nossos resultados financeiros de 2019 são a prova disso.”

Pärtel Tomberg, fundador e CEO da Bondora

Cerca de 122.000 pessoas investiram mais de 371 milhões de euros e ganharam 44 milhões de euros

“Apesar do crescimento nos nossos dados financeiros, a equipa foi reforçada apenas com 11 pessoas. Estou extremamente orgulhoso de todas as pessoas que fazem parte da equipa Bondora e da sua dedicação por colocarem os clientes no centro de tudo aquilo que fazem. Estamos motivados para continuar a criar serviços inovadores para os nossos clientes. Por que motivo é que investir tem de ser mais complexo do que preparar um café?”

Pelo terceiro ano consecutivo a Bondora apresenta lucros e, atualmente, a comunidade de investidores conta com mais de 122.000 pessoas. Desde a sua criação, estes investidores investiram 371 milhões de euros e ganharam 44 milhões de euros.

Excelente desempenho financeiro

Em 2019, a Bondora investiu fortemente para desenvolver um produto excelente, expandir as atividades de marketing e tornar-se líder de mercado no serviço ao cliente,. O que resultou num excelente desempenho financeiro. Em seguida é apresentado um resumo dos principais indicadores:

    2019    2018Alterar
Receitas 20 258 046 10 311 26896 %
Resultado líquido   2 283 561       99 9842 184%
Capitais próprios   3 364 994   1 442 820  133 %
Rendibilidade dos capitais próprios (ROE)      68 %       7 %879%
Rendibilidade dos ativos (ROA)      30 %       3 %1069%

Rendibilidade dos capitais próprios (ROE) = Resultados líquidos / capitais próprios

Rendibilidade dos ativos = Resultado líquido / ativos totais

Bondora e a COVID-19

A Bondora foi lançada há 12 anos em plena crise financeira mundial. Desde então, a Bondora atravessou recessões graves na Estónia, Finlândia e Espanha.

“Tendo crescido durante circunstâncias económicas difíceis, estávamos bem preparados para o novo enquadramento. Está no nosso ADN”, referiu Pärtel Tomberg. As fundações da Bondora assentam em cinco pilares:

1. 100% online. Toda a gama de serviços da Bondora está disponível online. As equipas continuam a trabalhar remotamente através de ligações seguras para prestar apoio a clientes em todo o mundo, em qualquer circunstância.
2. Reservas de risco. No Go & Grow, todos os rendimentos superiores a 6,75% ao ano servem como reservas de risco. A nossa rentabilidade histórica é 10,7% ao ano (incluindo recessões), a diferença entre estes valores constitui uma reserva para os investidores.
3. Forte diversificação. Existem mais de 125.000 empréstimos pessoais na carteira do Go & Grow, com diferentes durações, segmentos de clientes e categorias de risco, o que reduz a exposição dos investidores à volatilidade individual.
4. Reembolsos automáticos dos empréstimos. Os nossos mutuários usam uma interface online mediante a qual os respetivos reembolsos são processados de forma automática. Caso seja necessário, podem alargar os calendários dos empréstimos para que estes se ajustem às suas novas circunstâncias financeiras.
5. Sustentabilidade. A Bondora tem apresentado lucros desde 2017 e está bem capitalizada. Não cortámos nenhum dos nossos serviços, e não o faremos, mesmo que a situação atual se mantenha.

Perspetivas futuras

O investimento continua a ser o ponto central da oferta de produtos da Bondora, mas estamos a explorar novas oportunidades para servir a nossa base de clientes em rápido crescimento.

“Em 2020, as nossas receitas deverão estar, de um modo geral, em linha com as de 2019 e os lucros deverão situar-se em torno de 1 milhão de euros. Este ano, a nossa principal prioridade é manter e aumentar a qualidade da carteira. Ao mesmo tempo, continuaremos a investir nos nossos produtos atuais e na expansão da nossa linha de produtos”, Afirmou Pärtel.

Declaração de não responsabilização: A versão original deste texto foi escrita em inglês. Todas as traduções foram realizadas com base no documento original em inglês. Embora envidemos todos os esforços para disponibilizar traduções fidedignas, poderão existir ligeiras diferenças entre a versão original e a versão traduzida devido às diferentes línguas e nuances culturais.