O caminho até aos mil milhões: a Bondora obteve lucro em 2020

Bondora

Apesar de ter sido um ano sem precedentes nos mercados financeiros globais, a Bondora anuncia o seu 4.º ano consecutivo com lucros.

Bondora

Principais destaques:

  • As receitas aumentaram 5% para 21,4 milhões de euros
  • O lucro líquido situou-se nos 3,4 milhões de euros, com uma margem de lucro de 16%
  • O montante emitido ascendeu a 68,4 milhões de euros
  • As recuperações aumentaram 50% para 7,9 milhões de euros
  • 44 738 novos investidores juntaram-se à Bondora em 2020
20192020Change
Revenue (EUR)20 275 60121 379 772+5%
EBITDA (EUR)2 577 7923 945 362+53%
Net profit (EUR)2 396 6593 427 040+43%
Return on Equity62%47%-24%
Return on Assets28%33%+19%
Average number of employees6577+18%

161 000 investidores investiram mais de 426 milhões de euros e obtiveram retornos superiores a 52 milhões de euros.

Resumo do ano

Apesar da incerteza no mercado, a nossa emissão de empréstimos na Estónia manteve-se estável durante todo o ano, com um total de quase 50 milhões de euros em 2020. No início da pandemia, decidimos interromper temporariamente a emissão de empréstimos na Finlândia e na Espanha. Apesar do aumento constante da procura, a Bondora decidiu dar um passo atrás e avaliar a situação. Como os nossos modelos de risco são constantemente atualizados, a Bondora conseguiu incorporar quaisquer alterações nos comportamentos de pagamento nas decisões de risco de crédito. Uma avaliação profunda da carteira de empréstimos foi essencial para a sustentabilidade a longo prazo.

Ao mesmo tempo, a Bondora conseguiu reduzir significativamente os custos operacionais para manter os lucros. Em 2020, mais especificamente, reduzimos substancialmente os custos de marketing.

Depois de avaliar os dados e com grande confiança na nossa compreensão da situação do mercado, a Bondora reiniciou a emissão de empréstimos na Finlândia até ao final de 2020. Prevê-se que a emissão de empréstimos em Espanha seja retomada em 2021, em conjunto com a expansão para um novo mercado europeu.

Juntamente com os montantes de emissão sustentáveis, 2020 foi um ano recorde para a Bondora em termos de recuperações. Recuperámos cerca de 8 milhões de euros ao longo do ano, aproximadamente mais 50% do que em 2019.

Comentários do CEO sobre os resultados financeiros

"Estamos a preparar-nos para crescer", Pärtel Tomberg.
“Estamos a preparar-nos para crescer”, Pärtel Tomberg.

“O nosso principal foco em 2020 foi a sustentabilidade. Não só pela consistência nas nossas finanças, como também pelos clientes que utilizam a Bondora dia após dia. A nossa prioridade é dar-lhes segurança nestes tempos turbulentos. Gerar confiança na nossa comunidade é um compromisso vitalício. E, nesse sentido, gostaria de agradecer a todos os nossos fiéis investidores pelo apoio e confiança contínuos. São os visionários que lideram a revolução financeira a partir do zero.

Igualmente importantes são os nossos colaboradores que fazem com que tudo seja possível. O ano 2020 não teria sido possível sem o esforço de todos os membros da equipa da Bondora. Todos revelaram um valor e uma persistência incríveis para seguir em frente nestes tempos de incerteza”.

Relativamente aos planos para 2021 e mais além, continua: “Fomos meticulosos na otimização do nosso negócio principal, das ferramentas internas e dos processos. Agora estamos a preparar-nos para crescer. Para além de ampliar os serviços existentes para clientes em toda a Europa, estamos focados em resolver o problema central. O cidadão comum não pode investir se simplesmente não tiver dinheiro de sobra. É por isso que estamos a criar um novo e poderoso serviço para os clientes que os ajudará a reduzir as despesas e a fazer crescer o seu dinheiro. Tudo com apenas alguns cliques. Partilharemos mais informações sobre este assunto nos próximos meses”.

Perguntas e respostas em direto com Pärtel Tomberg

Tal como no ano passado, haverá uma sessão de perguntas e respostas em direto sobre os nossos resultados financeiros com Pärtel Tomberg, CEO e fundador da Bondora. O evento será transmitido em direto no YouTube hoje, às 15:00 CET. Envie as suas perguntas para que Pärtel responda aqui e não se esqueça de sintonizar o nosso canal do YouTube, hoje às 15:00 CET.

Vemo-nos lá!